terça-feira, 2 de julho de 2013

Richard Prince... apropriação... praticando sem licença...

Richard Prince
Nascido no Panamá (seus pais são americanos), é uma referência quando se fala em apropriação. São dele as obras que levam o icônico cowboy da Marlboro para o museu, como obras de arte com alto valor de mercado, suscitando inúmeras críticas e reflexões em torno das noções de autoria e originalidade das obras de arte.


Richard Prince, série cowboy americano.

Richard Prince, série cowboy americano.

É dele também a polêmica pintura em cima de uma foto da atriz Brooke Shields muito nova, destacando sua conotação sexual.

Richard Prince começou sua carreira no setor de anúncios da revista Times, o que lhe permitiu entrar em contato direto com o mundo da publicidade e com um enorme arquivo de imagens. Em meados de 1970 ele começou a fazer apropriações deste tipo de conteúdo, muitas vezes inserindo colagens e pintura.

Prince é controverso exatamente por se apropriar do trabalho de outros artistas. Em 2008 começou a responder um processo, quando Patrick Cariou reclamou os direitos autorais de suas fotografias de rastafáris jamaicanos, usados por Prince numa exposição na Galeria Gagosian. A justiça americana inicialmente ficou ao lado de Cariou. Agora em 2013, a decisão anterior foi considerada incorreta, porque Prince teria usado "expressão diferente" e uma "nova estética, com resultados ciativos e distintos" dos de Cariou.



À esquerda, foto da série Yes, Rasta de Patrick Cariou.
À direita, pintura da série Canal Zone de Prince

É interessante citar um texto redigido por Prince em 1977, onde ele definiu seu processo criativo:

Praticando Sem Licença, 1977


“A re-fotografia é uma técnica para roubar (piratear) imagens que já existem, estimulando-as em vez de as copiar, ‘gerindo-as’ em vez de as citar e reproduzindo o seu efeito e aparência do modo mais parecido com a primeira vez em que surgiram. Uma semelhança mais do que uma reprodução, uma re-fotografia é essencialmente uma apropriação de algo que é já por si real sobre uma imagem existente e uma tentativa para adicionar esta realidade em algo mais real, uma realidade real e virtuosa que tem a oportunidade de parecer real, mas uma realidade que não tem qualquer hipótese de se tornar real. A técnica é uma atividade física que coloca um indivíduo atrás de uma máquina fotográfica, um sítio onde não se pode ver nada para além da imagem capturada, um local que dá a oportunidade de ver exatamente como o público eventualmente verá a imagem como um objeto e um local a partir do qual um indivíduo se pode identificar tanto com o público como com o autor.”



Seus assuntos prediletos são: A cultura de massa, a identidade americana, subculturas, anúncios e entretenimentos. Trabalha com séries tais como: Cowboy, Gangs, Joke Painting, Celebrities, Nurse Painting.

É representado pela Gagosian Gallery, Nova York.

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