domingo, 30 de junho de 2013

Banksy: copyright é para perdedores.

Quem é Banksy?



Banksy, tag stencil.
 
Banksy, Não é hora de tirar foto.

Banksy, Eu odeio segunda-feira.



Banksy  (1974?) é o pseudônimo de um grafiteiro e diretor de cinema inglês. Ele começou na adolescência suas primeiras pixações e, como quase foi pego pela polícia enquanto grafitava um vagão de trem, desenvolveu a técnica do stencil, que tornava seu trabalho mais rápido. Hoje suas obras se espalham por Londres, Los Angeles, Nova York e até no muro que separa Israel e Palestina

Banksy tornou-se o anônimo mais famoso dos últimos anos. Seu trabalho mudou o olhar sobre a arte de rua. Com spray, faz críticas políticas, à sociedade, à guerra e a própria ideia de arte e de artista, mas sempre com um humor sombrio.

No livro Guerra e Spray, Banksy apresenta alguns conselhos sobre a pintura com stencil: “É sempre mais fácil conseguir perdão do que permissão.”

Em 2009 a exposição Banksy vs Bristol Museum, em sua cidade natal, atraiu cerca de 300 mil pessoas em 12 semanas. Foi uma "apropriação do museu": ele fez suas obras interagirem com o acervo permanente.

Em 2010 fez a abertura polêmica para Os Simpsons, em que asiáticos encaram péssimas condições de trabalho para produzir o desenho. Aparentemente, nada foi censurado.

Em Exit Through the Gift Shop (Direção: Banksy. Paranoid Pictures, 2010), encontramos um relato sobre o trabalho de artistas de rua, indicado ao Oscar de melhor documentário. É um questionamento, e por que não uma ironia, sobre o significado, propósito e valor da própria arte e da fama que resulta dela.

Banksy, O que você está olhando?

Banksy, Granada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário