segunda-feira, 11 de agosto de 2014

... remix... ou: o que é um autor?





Remix: combinar ou editar material já existente 
para produzir algo novo.


No texto "O que é um autor?" Michel Foucault(2001)leva a discussão sobre a autoria para as estruturas de funcionamento da sociedade, ou seja, sua questão é a trama de relações na qual a figura do autor estaria inserida.

A função autor é, portanto, característica do modo de existência, de circulação e de funcionamento de certos discursos no interior de uma sociedade (FOUCAULT, 2001, p. 274).




Foucault pergunta em que condições este autor foi possível e qual era a sua função, problematizando a questão da comercialização, das instituições, do estado e do perigo que representa o anonimato para o direito autoral. Este autor problematiza, também, o desaparecimento da personagem autor: 


Pode-se imaginar uma cultura em que os discursos circulassem e fossem aceitos sem que a função autor jamais aparecesse. Todos os discursos, sejam quais forem seu status, sua forma, seu valor, e seja qual for o tratamento que se dê a eles, desenvolveriam-se no anonimato do murmúrio. 


Não mais se ouviriam as questões por tanto tempo repetidas: “quem realmente falou? Foi ele e ninguém mais? Com que autenticidade ou originalidade? E o que ele expressou do mais profundo dele mesmo em seu discurso?” 


...além dessas, outras questões, como as seguintes: “quais são os modos de existência desses discursos? Em que ele se sustentou, como pode circular, e quem dele pode se apropriar? Quais são os locais que foram ali preparados para possíveis sujeitos? Quem pode preencher as diversas funções do sujeito?” e, atrás de todas essas questões, talvez apenas se ouvisse o rumor de uma indiferença: “que importa quem fala?” (FOUCAULT, 2001, p. 288)

Nenhum comentário:

Postar um comentário