domingo, 12 de julho de 2015

Consumindo a vida...

Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, no livro “Consuming life” analisa a sutil e gradativa transformação das pessoas em mercadorias. A própria subjetividade vira mercadoria.


“A ‘subjetividade’ do sujeito, e a maior parte daquilo que essa subjetividade possibilita ao sujeito atingir, concentra-se num esforço sem fim para ela própria se tornar, e permanecer, uma mercadoria vendável” (Bauman, 2008, p. 20).


Bauman examina ainda o impacto da conduta consumista em diversos aspectos da vida social: como a despolitização da esfera pública, a substituição do cidadão pelo consumidor, e a crescente individualização da identidade.





“Numa sociedade de consumidores, tornar-se uma mercadoria desejável e desejada é a matéria de que são feitos os sonhos e os contos de fadas” (BAUMAN, 2008, p.22).

O artista canadense I Heart espalhou pelas rua de Vancouver uma série de stencils críticos sobre a obsessão pelo mundo virtual.

I Heart
I Heart
I Heart
Bauman, Zygmunt. A Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

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